O governador Mauro Mendes (União Brasil) comemorou a redução do desmatamento em Mato Grosso apontada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mendes destacou que a diminuição foi do desmatamento ilegal, coibido pelas forças de segurança em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). Além disso, o governador reiterou a defesa aos produtores rurais e seu papel como protetores do bioma pois são obrigados por lei a preservar parte das propriedades.
De acordo com levantamento do INPE, entre agosto de 2023 e julho de 2024, o desmatamento na Amazônia caiu 45%. O dado colocou MT entre as principais regiões que contribuíram com o desmatamento.
“Mato Grosso foi o estado que mais reduziu desmatamento, uma redução bastante consistente, fico feliz e espero que nós possamos continuar nessa trajetória de reduzir o desmatamento ilegal. Garantindo a todos aqueles o direito que está claramente estabelecido na lei que é o código florestal”, disse o governador nesta sexta-feira (8).
Mendes tem se pronunciado contra o discurso negativo de autoridades internacionais que colocam Mato Grosso como um estado agressor do meio ambiente pelos altos números da produção agrícola. As críticas o motivaram a declinar do convite Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima para participar da COP 29 (Conferência do Clima), em Baku, no Azerbaijão. O governador acredita que os países, principalmente, os europeus, não são exemplo de preservação enquanto MT se esforça para equilibrar o crescimento no agro com sustentabilidade.
“Tenho certeza que é mérito de todos os órgãos ambientais, da Sema, nosso Batalhão de Polícia Ambiental, de todo o trabalho feito nesses anos para combater as ilegalidades mas acima de tudo só os produtores que conhecem que devemos ter uma nova prátrica, uma nova atitude e estão de forma muito clara nessa agenda como forma de ter uma boa imagem”, finalizou Mendes.
Deixe o Seu Comentário