Técnica de enfermagem acusa Hospital São Judas Tadeu de irregularidades com pacientes da Covid-19
Da Redação
O Hospital São Judas Tadeu, em Cuiabá, está sendo acusado de cometer irregularidades no tratamento de pacientes com Covid-19. Por meio de boletim de ocorrência, registrado da manhã desta segunda-feira (5), a técnica de enfermagem Amanda Delmondes Benício, de 38 anos, afirmou que a unidade estaria sem medicamentos e tratando pacientes de maneira inadequada.
O hospital negou todas as acusações por meio de nota (veja abaixo).
Segundo ela, que trabalhou no hospital até recentemente, disse que “fecharam o centro cirúrgico e fizeram uma semi-UTI, mas que não havia sedação, medicamentos e que estão amarrando os pacientes porque estão acordando” (veja a íntegra do boletim abaixo).
No B.O., Amanda citou o caso do major Thiago Martins de Souxa, de 34 anos, que estava internado com Covid-19 na unidade e morreu neste domingo (4). Conforme o relato da técnica de enfermagem, uma fisioterapeuta teria colocado uma máscara VNI (ventilação não-invasiva) em Thiago, e errado ao regular a pressão do aparelho ao contrário.
Com isso, a saturação do major teria chegado a 29% e ele teria ficado roxo. Em seguida, Amanda disse que tirou a máscara VNI e conectou uma máscara venture 15 litros no major. Ela disse que ele conseguiu avisar uma amiga advogada para ir até o hospital, que estavam “matando ele”, e pediu socorro.
Outros pacientes que estavam no local também teriam pedido ajuda após o caso.
O major teria conseguido mandar mensagens para amigos e familiares onde, de acordo com a ténica, relatou os maus tratos cometidos pela equipe do hospital e pediu que uma advogada registrasse um boletim de ocorrência.
UTI sem sedação
De acordo com o B.O., Amanda chegou a procurar os donos do hospital através das redes sociais para relatar as irregularidades. “Fecharam o centro cirúrgico e fizeram uma semi-UTI, não tem sedação, medicamentos, estão amarrando os pacientes porque estão acordando”, afirmou a técnica em enfermagem no boletim.
Ela teria sido demitida na última quinta (1º) e compareu no hospital nesta segunda (4) para reclamar que o salário não havia caído na conta. A responsável do RH teria batido na mesa e gritado para Amanda: “Se você é doida eu também sou”.
Outro lado
De acordo com a direção do hospital, Amanda trabalhou 50 dias na unidade e foi demitidia na semana passada por “práticas dissonantes com as exigidas pelo hospital”.
Por conta da demissão, a unidade acredita que a denúncia da ténica foi feita com intenção de promover “retaliação e vingança”.
“É evidente que as afirmações são desprovidas de qualquer fundamento e principalmente provas. Diante da gravidade, o Hospital está empenhado na adoação das medidas cíveis e criminais cabíveis em face da profissional e isso será a maior resposta que poderemos dar a população”, diz trecho do posicionamento do hospital.
O Hospital São Judas Tadeu ressaltou que a instituição tem histórico de excelência em serviços prestados há mais de 35 anos.
“Sempre atuamos com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada”, consta em nota emitida unidade.
Leia a nota do hospital:
“O Hospital São Judas Tadeu vem, nesta oportunidade, negar veementemente todas as notícias veiculadas na data de hoje, 5 de abril de 2021, que envolvem condutas supostamente promovidas em desfavor da saúde dos pacientes.
As acusações espúrias foram proferidas por uma funcionária que trabalhou 50 dias na Instituição, e foi demitida na semana passada justamente por práticas dissonantes com as exigidas pelo Hospital e, por isso, utiliza-se dessa pauta com cunho de promover retaliação e vingança.
É evidente que as afirmações são desprovidas de qualquer fundamento e principalmente provas. Diante da gravidade, o Hospital está empenhado na adoação das medidas cíveis e criminais cabíveis em face da profissional e isso será a maior resposta que poderemos dar a população.
De qualquer forma, reforçamos que o Hospital São Judas Tadeu é uma Instituição séria e respeitada, com histórico de excelência em serviços prestados à população cuiabana há mais de 35 anos.
Sempre atuamos com profissionais sérios e comprometidos com a ética e o bem estar dos pacientes e assim permaneceremos nossa caminhada.”
Veja o BO:
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