Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois policiais militares em motocicletas sendo agredidos por frequentadores de um baile funk na manhã deste domingo (5) numa comunidade na Zona Norte de São Paulo (veja acima). As imagens ainda registraram o momento que os agentes da Polícia Militar (PM) atiram e entram em confronto com as pessoas que estavam na Estrada da Cachoeira, perto da Praça do Carumbé na Brasilândia. Elas aparecem jogando garrafas e pedras e derrubam a moto da PM no chão.
Um policial militar foi ferido sem gravidade na cabeça por uma garrafada. Segundo a PM, ele teve o rádio comunicador roubado na confusão. Um suspeito de agredir um dos agentes foi baleado e detido pela Polícia Militar. Até a última atualização desta reportagem o homem estava internado sob escolta policial no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), no centro da capital. Seu estado de saúde não foi divulgado.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou por telefone que a Polícia Civil irá analisar as imagens para investigar como a briga começou e punir os responsáveis. De acordo com a pasta a PM também verifica os vídeos para apurar se a conduta dos agentes foi correta durante a ação (veja abaixo as notas completas da pasta da Segurança e da Polícia Militar).
Policial militar é agredido durante confronto com moradores da Brasilândia, na Zona Norte. — Foto: Reprodução/Redes sociais
O caso será registrado no plantão do 72º Distrito Policial (DP), Vila Penteado, mas será investigado pelo 74º DP, Parada de Taipas. Os PMs vão aparecer como vítimas no boletim de ocorrência. Para a Polícia Civil, eles atiraram para se defender das agressões feitas pelos frequentadores da festa que acontecia na rua. O homem baleado será autuado por desacato, resistência, lesão corporal e roubo de um rádio comunicador da PM durante a confusão.
VEJA VÍDEO DO MOMENTO DA PANCADARIA:
“O indivíduo alvejado ficará preso por Lesão Corporal contra o PM, Desacato, Resistência à prisão e Roubo de um rádio de comunicação da PM. Os PMs agiram no estrito cumprimento do dever legal em tentar não morrerem face às agressões”, informou a Polícia Militar, por meio de sua assessoria de imprensa, em nota enviada à reportagem.
PM saca arma e atira contra multidão durante confronto em baile funk na Brasilândia, na Zona Norte de São Paulo. — Foto: Reprodução/Redes sociais
De acordo com a pasta da Segurança Pública, dois policiais militares entraram na comunidade durante perseguição a dois ocupantes de uma moto que estavam sem capacetes e com a placa do veículo encoberta. Os suspeitos fugiram e não foram detidos, de acordo com a PM.
Os vídeos gravados por testemunhas mostram o momento que os dois policiais militares da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam) são cercados por frequentadores do baile. Um dos agentes se desentende com algumas pessoas e é agredido com empurrões, socos e chutes. É possível alguém dizer: “Vai matar o polícia”.
Em outra filmagem uma pessoa aparece derrubando uma das motos da Rocam. Em seguida dá para ver outro PM se afastando. O agente saca a arma e atira. É possível ouvir dois disparos.
Vídeos gravados por outros ângulos registraram quando a multidão que participava do baile começa a correr. Algumas pessoas atiram objetos contra os PMs.
“A Polícia Militar esclarece que, durante patrulhamento, neste domingo (5), pelo bairro Brasilândia, na zona norte Capital, dois policiais se depararam com uma dupla em uma motocicleta – o veículo tinha o emplacamento encoberto e os dois ocupantes estavam sem capacetes. Foi solicitada a ordem de parada, mas eles empreenderam fuga. Durante o acompanhamento, os PMs chegaram até a Estada Cachoeira, onde havia diversas pessoas em um baile, que derrubaram suas motocicletas e passaram a agredi-los – eles intervieram para conter a situação. Um homem foi baleado e socorrido, permanecendo internado. Um PM, agredido no rosto, recebeu atendimento médico. No momento da ação, um rádio comunicador portátil foi subtraído. A ocorrência deve ser registrada no 72º Distrito Policial (Vila Penteado). Um Inquérito Policial Militar (IPM) será instaurado para apuração do fato”, informa o comunicado da Segurança Pública.
G1
Deixe o Seu Comentário