Guia mostra luta contra incêndio de grande proporção no morro de Santo Antônio

O fogo que atingiu o Morro de Santo Antônio, em Santo Antônio de Leverger, deixou um rastro de destruição e mobilizou os moradores do entorno, que se uniram para combater as chamas.

Forma três dias de combate intenso ao incêndio, que rapidamente se alastrou e chegou às propriedades das comunidades que rodeiam o morro.

O guia turístico Patrik Almeida usou suas redes sociais para compartilhar parte da corrida contra o tempo, que foi o combate às chamas, assim como os destroços que ela causou.

“Toda a nossa reserva ecológica queimou. Várias espécies que se abrigam aqui provavelmente morreram queimados!”, disse.

“Os bombeiros não estão dando conta da demanda. Existem outros vizinhos precisando de socorro”, firmou.

Patrik compartilhou também a foto do pé de um vizinho, que teve uma fratura exposta enquanto ajudava a combater as chamas.

“Sigo por aqui tentando salvar e impedir que o fogo se alastre”, disse.

Em outra imagem é possível ver que os moradores tentam impedir que o fogo passe de um lado para o outro da estrada. A proporção das chamas é impressionante.

“Essa é uma sexta-feira diferente que eu não esperava. Fogo aqui atrás, fogo aqui atrás”, disse ele apontando para dois lugares ainda em brasas.

No dia seguinte, o guia mostrou o trabalho realizado para identificar novos focos de incêndio, para combatê-los enquanto ainda estão pequenos.

Ele mostra os destroços deixados pelo fogo e explica como é feito o procedimento.

O Corpo de Bombeiros está desde o início da ocorrência realizando o combate às chamas.

Neste sábado (19) cinco equipes haviam sido designadas para o lado sul do morro, onde os focos de incêndio estão concentrados.

LIZ BRUNETTO/MIDIANEWS

Veja vídeo:

Sair da versão mobile