Fiscalização de Vereadores, mostram estoque de remédios vencidos no centro de distribuição de medicamentos em Cuiabá
Da Redação
A vereadora por Cuiabá Maysa Leão, e os vereadores Diego Guimarães e Marcos Paccola, todos do Cidadania, divulgaram em suas redes nesta sexta-feira (23.04) um vídeo denunciando a existência de uma grande quantidade de medicamentos vencidos. Os fármacos estão armazenados no Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (Cdmci), sob responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá.
Maysa é suplente e assumiu o cargo por 30 dias em 6 de abril. Ela substitui Diego Guimarães, que está de licença médica. Nas imagens é possível ver ela e Diego questionando funcionários municipais sobre o vultuoso estoque de remédios, sem uso aparente. Em clima estressante, Diego chega a afirmar: “Eu não saio daqui. Pode chamar a polícia”.
“Notamos a tensão da equipe que nos recebeu, e no último corredor encontramos uma quantidade exorbitante de medicamentos vencidos, que não foram destinados aos hospitais e unidades de Saúde da Capital. Na mesma hora acionamos a Delegacia de Combate a Corrupção para apurarem a situação”, disse a vereadora.
Entre os remédios que estão estocados com data de validade vencida estão: amoxicilina (antibiótico que tem sido usado para enfrentar as infecções por bactéria, em muitos pacientes com Covid), Ibuprofeno (medicamento que trata dor, febre e inflamação, muito usado nos pacientes com Covid), Ritalina, anestésicos, dipirona, paracetamol, mais uma infinidade e até leite em pó.
“Dinheiro público jogado fora! Vidas sendo negligenciadas! Um tapa na cara do cidadão que está enfrentando essa pandemia passando sufoco! Acionamos o Ministério Público também, faremos um relatório detalhado da fiscalização e domingo postaremos um vídeo mais completo”, afirmou.
O outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), sem dar muitas informações do caso, apenas afirmou que irá averiguar a denúncia, e se ateve mais em acusar os vereadores de desacato contra os funcionários do setor. Veja a nota abaixo.
– Na manhã desta sexta-feira (23), os servidores do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá (CDMIC) foram surpreendidos pelo vereador Diego Guimarães, que está afastado do cargo, e sua suplente Maísa Leão e também o vereador Marcos Pacola, que invadiram o local e desacataram os servidores públicos.
– A SMS destaca que nunca negou o direito de nenhum cidadão, ainda mais com atribuição legal de fiscalizar, de visitar os espaços de atendimento à população, não sendo necessária a atitude tomada pelos parlamentares.
– A pasta informa que adotará as providências legais com relação à invasão e desacato aos servidores públicos, que merecem respeito no exercício de suas funções.
– Com relação aos medicamentos, supostamente vencidos, a Secretaria Municipal de Saúde informa que assim que assumiu a pasta, em outubro de 2020, a secretária Ozenira Félix determinou apuração.
Deixe o Seu Comentário