Vídeos que circulam nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (29) mostram uma operação conjunta da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Ordem Pública contra ambulantes lotados nas calçadas da rua 13 de Junho, no centro de Cuiabá.
Em um dos vídeos é possível ver uma das donas de mercadorias sendo contida pelos militares enquanto seus produtos são jogados na caçamba de uma das caminhonetes, deslocadas exclusivamente para fazer o recolhimento. Ela também vai junto com suas peças, dentro da carroceria.
Populares que presenciaram a cena se revoltaram. “Deixa trabalhar! Deixa trabalhar! Dentro da Assembleia tá pior”, disse um homem ao fundo da gravação. Já em outro vídeo alguns gritos de vergonha rechaçam a operação contra os ambulantes.
Composto majoritariamente por haitianos e venezuelanos, os ambulantes costumam vender produtos diversos no centro da capital, desde meias, óculos de sol, bermudas, bijuterias, acessórios eletrônicos e etc.
Em março deste ano, a mesma Secretaria, também em conjunto com a polícia, realizou uma operação para retirada de vendedores da região central de Cuiabá. Na mesma operação, lojistas também receberam a orientação para retirar mostruários instalados em calçadas da capital.
Em nota, o comandante da pasta, Leovaldo Sales disse que não determinou a realização de nenhuma operação de desobstrução das calçadas no centro de Cuiabá.
Nota da Secretária de Ordem Pública
O secretário de Ordem Pública de Cuiabá, Leovaldo Sales, esclarece que não determinou a realização de nenhuma operação de desobstrução das calçadas na região Central da Capital, nesta quarta-feira (29), que resultou em apreensões de mercadorias de vendedores ambulantes.
Diante da situação, o secretário determinou uma apuração interna imediata para adotar as medidas administrativas cabíveis aos responsáveis.
Veja vídeo
Gazeta Digital
Deixe o Seu Comentário