Governador pressiona ICMBio para liberar obras na MT-251: “tempo conspira contra eles”

O governador Mauro Mendes (União Brasil) alfinetou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e disse que “o tempo conspira” contra a entidade quanto aos desmoronamentos na região do Portão do Inferno, na rodovia que dá acesso a Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), a MT-251. O presidente do ICMBio, Mauro Pires, sinalizou a execução de uma força-tarefa para ir a campo estudar de perto a situação e definir se será emitida a licença ambiental para realização do corte do paredão, conforme projeto apresentado pelo governo de Mato Grosso.

“Fico feliz que vão montar essa força-tarefa e espero, eu acredito nisso, que vão produzir o resultado que é autorizar fazermos essa obra, que é emergencial”, falou o governador nesta quarta-feira (24).

A tensão entre o ICMbio e a gestão de Mauro Mendes cresce com a ausência de respostas. O governador chegou a ameaçar a retirada de equipes da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra-MT) que fazem reparos para conter novos deslizamentos. Desta vez, Mauro foi mais tênue e negou “má vontade” por parte do Instituto, mas não deixou de lembrá-los que a celeuma expõe a riscos os motoristas e pedestres que transitam na estrada para Chapada.

“Não posso falar isso (que eles tenham má vontade), mas o tempo conspira contra todos nós, inclsuive, contra eles”, disse Mendes.

Atualmente, em dias de chuva, a Sinfra-MT tem bloqueado a rodovia a fim de evitar acidentes. A dificuldade para acessar Chapada tem gerado impactos econômicos com a diminuição de turistas. O prefeito Osmar Froner (União Brasil) chegou a defende a judicialização das obras de melhoria na MT-251 em entrevista ao HiperNotícias.

Sair da versão mobile