Interventora flagra falta de medicamentos e enfermeiros em UPA

A interventora da Saúde em Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, informou, na tarde desta terça-feira (21), que identificou falta de medicamentos e insumos, ausência de funcionários e até pacientes aguardando transferência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Pascoal Ramos.

A constatação foi feita durante uma visita à unidade, que é a maior em atendimento de urgência e emergência da região do Coxipó, em Cuiabá.

Além da falta de medicamentos e insumos, foram notados a ausência de técnicos e enfermeiros, pacientes aguardando transferência para outras unidades e ainda problemas de estrutura, como a falta de cadeiras na recepção.

Conforme a coordenadora da UPA, Vilma Fraga, o problema de lotação ocorre, principalmente, quando faltam médicos nas policlínicas do Pedra 90 e Coxipó, que ficam próximas.

A pedido do Gabinete de Intervenção, as coordenadorias estão fazendo um levantamento das equipes de todas as áreas para o dimensionamento dos profissionais de cada unidade, para verificar a possibilidade de remanejamento de pessoal, pois em algumas têm muitos e em outras faltam profissionais.

O déficit de médicos já foi apurado logo no início da intervenção e o problema será resolvido de acordo com as nomeações dos aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde.

Na semana passada, faltavam médicos em 37 das 109 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas nesta terça-feira três novos já começaram a atender nas unidades.

O Gabinete de Intervenção está agilizando a nomeação desses profissionais aprovados no processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde para atender nessas unidades.

Sair da versão mobile