Secretário se equivocou ao dizer que 95% dos internados não vacinaram

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) emitiu nota para esclarecer que o secretário Gilberto Figueiredo errou ao afirmar que, de cada 100 pessoas internadas por casos graves da covid, 95 ainda não foram vacinadas contra o vírus.

“É muito importante que aqueles que não se vacinaram ainda, se vacinem, porque 95% dos que precisam de uma internação, são pessoas que não tomaram sequer uma dose de vacina. E das pessoas vacinadas que precisam de internação, o percentual de mortes é de 0,28%”, afirmou o secretário, em entrevista no dia 7 de janeiro.

De acordo com nota da SES, o secretário “quis enfatizar que, do total de pessoas vacinadas e que foram hospitalizadas em Mato Grosso, apenas uma média de 0,28% foi a óbito, durante os meses de novembro e dezembro de 2021”.

Na ocasião da entrevista, Gilberto Figueiredo ainda confirmou que pelo menos um terço dos mato-grossenses ainda não está imunizado contra a covid-19. Do total de 3,22 milhões de habitantes, 400 mil não tomaram sequer a primeira dose da vacina e outros 900 mil não completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

Na nota, a Secretaria de Saúde enfatizou que, entre os vacinados, a taxa de cura é de 99,7%, após a internação. “Isto é, a maioria absoluta das pessoas imunizadas obteve alta médica”.

Veja a íntegra da nota

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) esclarece que:

1) Ao contrário de que a cada 100 pessoas internadas com Covid-19 em Mato Grosso, 95 não estão vacinadas, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, se equivocou e quis enfatizar que, do total de pessoas vacinadas e que foram hospitalizadas em Mato Grosso, apenas uma média de 0,2% foi a óbito, durante os meses de novembro e dezembro de 2021;

2) Dentre os vacinados, 99,7% evoluiu para a cura – isto é, a maioria absoluta das pessoas imunizadas obteve alta médica.

RepórterMT

Sair da versão mobile